Revolução Industrial, como o próprio nome já diz, foi a revolução das industrias, mas como assim? revolução das industrias, pra que isso?
Para nossa sorte se resumi em 4 tópicos, bem autoexplicativo, pelo menos parece.
1- Pioneirismo Inglês.
Como o próprio nome já diz, tudo começou Inglaterra, principalmente pela revolução gloriosa, que foi basicamente o ataque ao absolutismo, com isso o estado adotou os ideais da burguesia, que favoreceu para o crescimento do comercio.
2- Antes da máquina, o Artesão.
Sobre este não a muito o que falar, resumidamente, antes do descobrimento das máquinas, que por sua vez, ainda não foram descobertas, o trabalho ainda era manufatureiro, com isso, uma só pessoa era encarregada de fazer todos os processos de um determinado serviço,
3- Surgimento do Proletariado
Nesta mesma época no campo, no meio rural, acontecia o Processo de Cercamento dos Campos,que nada mais é a substituição da produção agricola de subsistencia, pela criação de ovelhas, assim tendo muita matéria prima têxtil, porém já não era necessária boa parte do trabalhadores que ali se encontravam, então eles migravam, para as cidades, onde encontravam emprego nas industrias, contudo nem tudo era tão fácil assim, Inglaterra, mais especificamente, Londres, não tinha "suporte" para todas essas pessoas que chegavam , assim onde essas pessoas foram morar? Isso mesmo, nas ruas, ou em lugares de situação muito ruim, e assim foram surgindo os Proletariados, que são essas pessoas, e como o descontentamento do povo so leva a um caminho, surgiram revoltas, a mais famosa foi o Ludita, que foi um grupo que queria destruir todas as maquinas, porque segundo eles toda essa desgraça era fruto das máquinas. Logos apos tambem surgiu o movimento Cartista, que revindicava o voto universal a todos os ingleses, e por fim, mais tarde surgiu o Trade Unions, que são os famosos sindicatos de hoje em dia, são grupos que se reunem para revindicar direitos do trabalhador
4- Avanço técnico - Ultimo tópico \o/.
Nesta mesma época na Europa estava acontecendo uma revolução cientifica, que junto com os interesses da burguesia da época, foi fundamental para o desenvolvimento comercial, com essa junção foram surgindo aos poucos, descobertas muito importante, um dos primeiros setores a sentir essa diferença foi o setor têxtil, que teve como uma das primeiras "maquinas" a lançadeira volante, que foi uma máquina de tecer, mas com isso teve um certo desequilibrio, agora sobravam fios, então surgiu a mule, que fabricava fios finos e resistentes, mas agora sobraram fios, então para acabar com esse desequilibrio, chegou a maquina tear mecanico. Por volta de 1769, um cara chamado James Watt, aperfeiçoa a maquina á vapor, sendo assim, o trabalho cada vez se ternava mais especifico, cada trabalhador tinha sua area determinada, e não era mais uma pessoa para se fazer tudo, como vimos no segundo tópico, mas como tudo sempre tem um porem, nas empresas não era o trabalho dos sonhos, todos trabalhavam, desde a criança ate os pais, 16 horas por dia, e muita das vezes sem ferias nem dias de folga, é, o trabalho era barra pesada ! Haha
.
Para nossa sorte se resumi em 4 tópicos, bem autoexplicativo, pelo menos parece.
1- Pioneirismo Inglês.
Como o próprio nome já diz, tudo começou Inglaterra, principalmente pela revolução gloriosa, que foi basicamente o ataque ao absolutismo, com isso o estado adotou os ideais da burguesia, que favoreceu para o crescimento do comercio.
2- Antes da máquina, o Artesão.
Sobre este não a muito o que falar, resumidamente, antes do descobrimento das máquinas, que por sua vez, ainda não foram descobertas, o trabalho ainda era manufatureiro, com isso, uma só pessoa era encarregada de fazer todos os processos de um determinado serviço,
3- Surgimento do Proletariado
Nesta mesma época no campo, no meio rural, acontecia o Processo de Cercamento dos Campos,que nada mais é a substituição da produção agricola de subsistencia, pela criação de ovelhas, assim tendo muita matéria prima têxtil, porém já não era necessária boa parte do trabalhadores que ali se encontravam, então eles migravam, para as cidades, onde encontravam emprego nas industrias, contudo nem tudo era tão fácil assim, Inglaterra, mais especificamente, Londres, não tinha "suporte" para todas essas pessoas que chegavam , assim onde essas pessoas foram morar? Isso mesmo, nas ruas, ou em lugares de situação muito ruim, e assim foram surgindo os Proletariados, que são essas pessoas, e como o descontentamento do povo so leva a um caminho, surgiram revoltas, a mais famosa foi o Ludita, que foi um grupo que queria destruir todas as maquinas, porque segundo eles toda essa desgraça era fruto das máquinas. Logos apos tambem surgiu o movimento Cartista, que revindicava o voto universal a todos os ingleses, e por fim, mais tarde surgiu o Trade Unions, que são os famosos sindicatos de hoje em dia, são grupos que se reunem para revindicar direitos do trabalhador
4- Avanço técnico - Ultimo tópico \o/.
Nesta mesma época na Europa estava acontecendo uma revolução cientifica, que junto com os interesses da burguesia da época, foi fundamental para o desenvolvimento comercial, com essa junção foram surgindo aos poucos, descobertas muito importante, um dos primeiros setores a sentir essa diferença foi o setor têxtil, que teve como uma das primeiras "maquinas" a lançadeira volante, que foi uma máquina de tecer, mas com isso teve um certo desequilibrio, agora sobravam fios, então surgiu a mule, que fabricava fios finos e resistentes, mas agora sobraram fios, então para acabar com esse desequilibrio, chegou a maquina tear mecanico. Por volta de 1769, um cara chamado James Watt, aperfeiçoa a maquina á vapor, sendo assim, o trabalho cada vez se ternava mais especifico, cada trabalhador tinha sua area determinada, e não era mais uma pessoa para se fazer tudo, como vimos no segundo tópico, mas como tudo sempre tem um porem, nas empresas não era o trabalho dos sonhos, todos trabalhavam, desde a criança ate os pais, 16 horas por dia, e muita das vezes sem ferias nem dias de folga, é, o trabalho era barra pesada ! Haha
.
Comentários
Postar um comentário